Empregabilidade
Publicado em
18/11/2022

5 Atitudes que podem te ajudar em uma entrevista de emprego

Você está procurando por vagas de trabalho e, mesmo sendo chamado para entrevistas, não consegue emprego? Talvez você possa estar tomando alguma atitude durante o processo seletivo que está causando uma má impressão a seu respeito!

Imagine o seguinte cenário: você foi chamado para uma entrevista de emprego, passou a semana toda praticando na frente do espelho, fez uma pesquisa detalhada sobre a empresa, escolheu a roupa certa e tem certeza que tem tudo que é necessário para conseguir essa vaga. O grande dia chega, você acorda cedo e sai de casa com bastante antecedência para não passar por nenhum imprevisto. Está indo bem na entrevista e você está super a vontade e confiante na conversa com o recrutador, até que, por um pequeno descuido, você pisa na bola e fala algo desagradável que queima total o seu filme. Vish…

Toda sua preparação vai por água abaixo e por um pequeno erro você perde uma oportunidade de trabalho. Por mais que isso possa te deixar irritado, é muito comum pequenos detalhes serem o divisor de água na hora do empregador te contratar para a vaga ou não. 

Mas relaxa, nós da Worc estamos aqui para te ajudar a ficar atento com o que você deve fazer durante sua entrevista de emprego!

5 atitudes que vão te ajudar a arrasar na entrevista

  1. Evite reclamações

Muitos candidatos gostam de “quebrar o gelo” puxando alguns papos antes da entrevista começar, até aí tudo bem! O problema é quando essas pessoas começam a puxar assunto reclamando de todos os acontecimentos possíveis. Reclamam do tempo, reclamam do trânsito, reclamam da segurança e por aí vai. Esse tipo de atitude está longe de ser uma boa estratégia e, na verdade, quando a gente já começa a falar com o recrutador dando foco em “problemas”, ele tende a te julgar como uma pessoa indisposta e reclamona, ao invés de te associar como uma pessoa forte e positiva.

  1. Seja positivo

Esse tópico parte de um princípio parecido com o anterior. Alguns candidatos acreditam que, contando seus problemas e dificuldades para o recrutador, vão amolecer o seu coração e assim, conseguir que ele dê a oportunidade de trabalho para elas. Não cometa esse erro! Geralmente o empregador está procurando por uma pessoa que seja protagonista, que vai fazer acontecer e não alguém que está vulnerável precisando ser protegido. Então, cuidado com os desabafos! 

Imagine o cenário: você está no seu processo seletivo, o recrutador nota em seu currículo que você está a 1 ano desempregado e pede para você falar um pouco sobre isso. Caso você comece a desabafar dizendo: “Tá muito difícil conseguir emprego, ninguém me dá uma oportunidade, eu não sei mais o que fazer…” o recrutador vai ver suas fraquezas e inseguranças. Então que tal responder algo como: “Estou sim um ano desempregado, mas tenho estudado sobre a área, participado de eventos, conhecendo mais meus diferenciais e inclusive fiz um curso que está bem alinhado com essa posição”. Consegue entender a diferença? Sempre se posicione como uma pessoa forte e de atitude! 

  1. Tenha clareza sobre seus objetivos profissionais

Muitos candidatos chegam nas entrevistas falando que gostam de várias áreas diferentes e essa não é a atitude ideal. Você não deve chegar em uma entrevista de emprego para vaga de garçom falando que também tem interesse em atuar nas área de Marketing, Arquitetura, Design e etc. Isso mostra que você ainda não tem clareza dos seus objetivos e que está na fase de experimentar muitas coisas. Essa fase é um risco para as empresas. Pensa comigo, entre escolher um candidato que não sabe ao certo o que quer ser como profissional, e um candidato que tem foco e certeza do que quer para sua carreira, qual você acha que o recrutador vai escolher? Portanto, seja firme e objetivo na hora de falar sobre sua carreira e seus objetivos durante a entrevista de trabalho. 

  1. Saiba falar sobre suas experiências profissionais

Alguns candidatos não são muito claros na hora de contar sobre suas experiências profissionais anteriores. Primeiramente, compartilhe as experiências que são mais relevantes para a vaga que você está se candidatando. Pouco vale sua experiência como Jovem Aprendiz em 2013 para um vaga de auxiliar de cozinha nos dias atuais, entende? Então traga experiências mais recentes que tenham relevância para o recrutador avaliar.  Lembre-se de ter foco na hora de conversar com o recrutador, responda em seu discurso as seguintes questões: "quais eram suas principais atividades?”, “quais eram as suas demandas?”, “quais resultados  você trouxe para a empresa?”, “quais destaques você teve?”. É importante seguir uma ordem lógica de prioridade, e sempre colocar o holofote para suas entregas e resultados em seus empregos anteriores. 

  1. Nunca minta!

Não minta em seu currículo e nem durante o processo seletivo! Entrevistadores são profissionais na área que atuam e sabem quando um candidato está contando uma mentira. Caso você comece a contar uma mentira, o recrutador pode começar a te fazer perguntas mais específicas como “me conta um resultado”, “como você conseguiu atingir esse número de vendas” ou “quem foram as pessoas que trabalharam com você”. Essas perguntas mais específicas podem desmascarar uma mentira que você tenha colocado no currículo ou contado durante a entrevista, jogando pro ralo qualquer chance que você viria a ter de conseguir a vaga de emprego que você tinha se candidato.

  1. Apresentação pessoal

Quando o recrutador te perguntar sobre você, além dele querer quebrar o gelo, ele espera que você saiba se apresentar. Nesse momento será analisada sua comunicação e sua percepção sobre você mesmo . Para o recrutador, um candidato que não sabe falar dele mesmo, além de não ter conhecimento sobre sua trajetória profissional, também não terá uma boa comunicação dentro do ambiente de trabalho. Lembrando que numa entrevista não é só o que você fala que é analisado, mas também como você fala: sua postura, seu olhar, seu tom de voz e etc. Por isso, evite ficar muito engessado durante o processo seletivo e não dê aquelas respostas prontas de internet. Não seja mais do mesmo, seja autêntico e mostre quem você é como pessoa.

Lembre-se: a preparação é tudo! Uma entrevista de emprego de 20 minutos pode mudar sua vida, já que pode significar você conseguir uma oportunidade de trabalho ou continuar na desempregado por mais um tempo. A preparação te ajuda a se comunicar melhor, diminui suas inseguranças e evita riscos que podem causar sua eliminação do processo seletivo. Mas com certeza depois dessas dicas que te demos você estará mais confiante e irá arrasar nas entrevistas de emprego! 

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Boa sorte!

Sorrentino
Copywriter
Gustavo Sorrentino é Analista de Marketing do Grupo Worc. Atualmente, é Copywriter e responsável pela criação de conteúdos e estratégias de SEO para todos canais de comunicação da marca, além de atuar como Social Media.