Gestão
Publicado em
10/3/2023

O que é a proposta salarial e qual sua importância?

A proposta salarial é e ainda será, por muito tempo, o principal critério de um candidato para decidir se ocupa uma vaga ou não. Ela precisa ser feita com estratégia e bem apresentada para garantir talentos no seu time.

Assim como o bem-estar, valorização e motivação dos colaboradores do seu estabelecimento são de total importância para a redução da rotatividade de funcionários, a proposta salarial ainda é um dos momentos mais importantes na contratação. Já que é uma oportunidade de atrair bons profissionais, motivar novos candidatos e evitar conflitos futuros.

O desafio de definir o valor de uma proposta salarial

Muitas empresas não dão o devido valor ao desenvolvimento de um plano de cargos e salários. A dificuldade é que muitos pontos devem ser considerados no momento de definir a proposta salarial para um candidato.

Antes de definir um valor base, é importante que você considere três informações básicas:

  • o orçamento planejado para a equipe ou filial
  • convenções coletivas de classe
  • o organograma (com os devidos salários por cargo).

Sem considerar estas informações, é possível que você defina uma proposta salarial que não será compatível com a realidade do seu negócio, com o nível de responsabilidade de cada cargo ou com a lei.

Além dessas informações que te ajudarão a definir a base do que sua empresa pode oferecer de proposta salarial, é importante saber o real valor de mercado do candidato. Os melhores candidatos tendem a saber muito bem qual o seu valor enquanto profissional e analisarão com muito cuidado a oferta. Mais do que isso, talvez queiram até mesmo realizar uma contraproposta.

Por essas razões, tenha uma base de quanto o mercado tem investido para o cargo ou função da vaga. Existem muitos guias salariais na internet que auxiliam com informações sobre média salarial de cada tipo de profissão e função.

Estas informações serão a base e você precisa comparar esta base com a expectativa da pessoa. É nesse momento que vemos a importância de perguntar a pretensão salarial do candidato. Após comparar todas essas informações, você está apto a negociar com o candidato. Mas não se esqueça: salário não é o único critério avaliado. Não deixe de destacar os benefícios de fazer parte da sua equipe!

A carta oferta

A proposta salarial não termina ao definir o valor que a empresa está disposta a investir na remuneração do candidato. É preciso apresentar com cuidado a proposta salarial. É neste momento que entra a Carta Oferta.

Ela não deve demorar muito para ser enviada. O atraso na entrega da proposta salarial pode custar caro à empresa, já que o candidato pode acabar aceitando outra proposta de emprego neste meio tempo.

A carta oferta é um documento que pode ser enviado digitalmente, inclusive por e-mail ou plataformas de admissão digital. É um documento onde o candidato selecionado vai encontrar:

  • o nome do cargo e suas responsabilidades;
  • os principais termos do contrato;
  • condições de salário e benefícios oferecidos.

Comece contando a história da empresa, alguns de seus valores e todos os atributos da sua marca empregadora, também conhecido como Employer Branding da empresa. Na sequência ofereça as informações sobre a vaga e a proposta salarial.

Ao longo da Carta Oferta, não deixe de citar os diversos benefícios que a empresa pode oferecer e que são de interesse do candidato como:

  • o plano de saúde disponível;
  • dados sobre o seguro (se houver);
  • informações sobre folgas e férias;
  • benefícios à maternidade e paternidade;
  • Oportunidades de flexibilização de horários;
  • remunerações além do salário (como bônus e comissões).

Apesar da Carta Oferta não ter o mesmo peso jurídico do contrato, elas auxiliam na construção de expectativas e condições. Dessa forma, diversos conflitos futuros podem ser evitados.

Jamais deixe a proposta salarial em segundo plano

A proposta salarial deve ser desenvolvida, enviada e apresentada o mais rápido possível ao candidato. Insira na proposta salarial, através da Carta Oferta, todas as informações necessárias para que o candidato tome a decisão sobre fazer ou não parte do seu time.

Não deixe de considerar uma boa plataforma de empregabilidade, como a Worc que, além de te ajudar na hora de contratar pessoas que moram perto do seu estabelecimento, também pode automatizar seus processos de contratação com nossa Admissão Digital.

Se quiser saber como a nossa solução pode te ajudar a recrutar, reter e engajar os melhores profissionais do mercado, agende um bate papo com nossos especialistas clicando no botão abaixo! 

→ AGENDE UMA CONVERSA COM NOSSO TIME

Gustavo Sorrentino
Copywriter