Toda empresa, não importando qual o seu porte ou segmento, precisa ter alguma estratégia de Marketing Digital se quiser prosperar. E não é diferente quando falamos do mercado defood service. A concorrência nesse segmento é altíssima e, por isso, é preciso investir em estratégias que atraiam novos clientes e aumentem a visibilidade do seu estabelecimento.
Segundo uma pesquisa publicada em uma parceria entre Hootsuite e We Are Social, existem 5 bilhões de pessoas conectadas à internet em 2022, um aumento de 10% do ano anterior. Ou seja, se você ainda não considerou elaborar uma estratégia digital para o seu estabelecimento, você já está alguns passos atrás dos seus concorrentes.
Mas, afinal, por onde começar? Se quiser saber como adotar uma estratégia de Marketing Digital para o seu bar ou restaurantes, continue a leitura que te contaremos tudo!
Se engana quem pensa que Marketing Digital se resume a criar um perfil para empresa no Instagram. De forma bem objetiva, o Marketing Digital é um conjunto de ações feitas em diversos canais de comunicação digital e tem como objetivo promover empresas e produtos.
Aqui estão 6 dicas de Marketing Digital que separamos para o seu bar ou restaurantes dar os primeiros passos nessa estratégia!
A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal através de um personagem semi fictício. Ou seja, quando você criar uma persona, é necessário criar um perfil com nome, profissão, idade, dores a serem resolvidas e etc. Pode até parecer bobo, mas você não faz ideia de como ter uma personificação próxima da realidade pode te ajudar quando for pensar em qualquer estratégia de marketing, pois você criará todos os seus conteúdos de forma otimizada e direcionada para o seu público alvo. Por isso, o primeiro passo de qualquer estratégia de Marketing Digital é criar uma persona, já que é assim que seu estabelecimento vai conhecer melhor os seus consumidores. Isso irá te ajudar a se comunicar de forma mais eficaz com seu público, criar conteúdos que gerem identificação e, por consequência, você irá atrair mais seguidores ou visitantes para o suas redes e/ou site.
Boas imagens e ilustrações de produtos são muito importantes para qualquer negócio, mas quando falamos em comida elas se tornam indispensáveis!
Quando for fazer uma publicação em suas redes sociais ou site, considere usar imagens em alta resolução e que instiguem o consumo daquele prato ou drink. Por mais que você tenha um ótimo preço e um excelente atendimento, é uma boa foto que vai fazer aquele cliente que ainda não conhece seu restaurante a querer fazer um pedido.
Oferecer produtos de qualidade e um atendimento satisfatório é o básico, mas para se manter relevante em um mercado tão competitivo como é o de bares e restaurantes, você precisa ir além. Promoções são uma ótima estratégia para aumentar o faturamento da empresa - seja para acabar com estoques ou até divulgar um novo produto.
Aproveite datas comemorativas, como Natal, Final de Ano e Carnaval para dar ainda mais visibilidade para esses descontos. Uma estratégia de Marketing Digital alinhada com uma campanha que divulgue essa promoção pode aumentar - e muito - o fluxo de clientes em seu estabelecimento.
A experiência do consumidor é crucial para qualquer empresa, independente do segmento, atuação ou tamanho do negócio e, por isso, uma estratégia de relacionamento com o cliente é muito importante! Segundo estudos da NewVoice Media, 58% dos consumidores nunca voltam a usar os serviços de uma empresa depois de uma experiência negativa, enquanto 69% afirmaram que recomendariam a empresa para amigos após uma experiência de atendimento satisfatória.
Tenha diferentes canais de atendimento para dar suporte para os seus consumidores ou futuros clientes. Você pode dar o primeiro passo dessa estratégia com a criação de um site, sendo mais ativo nas redes sociais ou até mesmo criando um Whatsapp Business. Considere também estimular um tempo de resposta para cada interação que você tiver em seus canais de comunicação. Essas iniciativas por si só já tem grande potencial de impulsionar suas vendas, o seu faturamento e o seu lucro.
A maioria das pessoas recorre ao Google quando quer fazer uma pesquisa sobre algum produto, serviço ou marca. E justamente por isso é tão importante que você insira seu estabelecimento nesta plataforma. Cadastrando sua empresa no Google Meu Negócio você consegue incluir várias informações do seu estabelecimento, como endereço; telefone; fotos, horários de funcionamento etc. Assim, você faz com que seu Bar ou Restaurantes apareça nos mecanismos de busca do Google e amplia o alcance da sua marca, atraindo novos clientes.
Criar conteúdos que sejam relevantes para sua persona é uma tática para que você alcance bons resultados em médio e longo prazo. O objetivo dessa estratégia é engajar sua audiência, atrair novos clientes e fortalecer sua autoridade no mercado. Por isso, garanta que seus conteúdos sejam relevantes, que tenham uma linguagem clara e acessível para o seu público e que tenha uma frequência considerável de publicações, que tal começar com até 3 publicações por semana?
Nós sabemos que não é fácil ser um empreendedor de Bar ou Restaurante. Já não basta o conhecimento administrativo e de finanças que essa posição exige, você ainda tem que se desdobrar e ter noções de Marketing e RH para que seu negócio prospere. Esperamos que esse artigo te ajude a dar os primeiros passos na hora de incluir seu negócio dentro do digital!
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