Gestão
Publicado em
31/3/2023

Onboarding remoto: como garantir eficiência

O Onboarding remoto é uma ferramenta prática e muito eficiente para colocar o novo colaborador no ritmo e cultura da empresa. Mas tem lá seu jeito de ser feito. Você, que é profissional da área de Recursos Humanos, sabe o passo a passo para garantir que dê tudo certo?

Mais do que uma tendência - há uma corrida para atualização dos processos,que precisam ser mais rápidos e digitais. E tecnologia não falta. O RH está sendo uma das áreas onde essa transformação está acontecendo de maneira mais acentuada.

O Onboarding remoto é um grande exemplo dessa transformação, pela praticidade e por reforçar os valores da empresa que unifica a linguagem nos treinamentos.

Hoje trouxemos algumas dicas para um passo a passo de como garantir a eficiência no seu Onboarding remoto. Boa leitura!

O que vem antes do Onboarding?

O primeiro passo para encantar as pessoas que estão chegando na sua empresa é ter uma estratégia de Preboarding. Caso você nunca tenha ouvido falar desse termo, o Preboarding acontece entre o aceite da oferta salarial e o primeiro dia de trabalho, tendo como objetivo encantar e passar segurança para a pessoa recém-contratada. É nesse momento que a empresa prepara essa pessoa para sua chegada, passando informações relevantes para que ela se sinta bem, acolhida e com todas informações pertinentes para o grande dia. Trabalhando o Preboarding você consegue diminuir as taxas de desistência das vagas e turnover, além de encantar antes mesmo do primeiro dia.

Entre diversas outras etapas o Preboarding contempla:

· a entrega de toda a documentação para a admissão. Aliás, a admissão também pode – e deve – ser completamente digital;

· o envio do kit de boas-vindas (com itens de papelaria, caneta e equipamentos que ele precise para executar suas atividades);

· esclarecimento de todas as dúvidas sobre salários e benefícios , rotina, expectativas sobre o funcionário e suas metas - caso ele possua, além de já introduzir um pouco sobre o time, quem faz parte e uma breve introdução sobre cada um.

· requisição e liberação do acesso às ferramentas digitais como e-mail, plataformas online, chamadas de vídeos e qualquer software que faça parte das rotinas da empresa

Se bem executado, o Preboarding transmite maior segurança ao colaborador e evita que as primeiras atividades tenham que ser interrompidas por conta de burocracias. Também é interessante que, durante o Preboarding, o novo colaborador tenha acesso ao cronograma do Onboarding.

Reunião de integração

O ideal é que, no primeiro dia do Onboarding, aconteça uma reunião de integração. No Onboarding remoto ela acontecerá, preferencialmente, via chamada de vídeo. E não se esqueça de avisar o colaborador dessa reunião com antecedência! Oriente ele, e a cada um dos participantes, como acessar a plataforma (Zoom, por exemplo). É importante entender que o foco dessa reunião deve ser apresentar o novo colaborador à sua equipe, além da própria equipe poder contar um pouco sobre eles,e estabelecer quais serão as expectativas em relação a ele. Outros conteúdos mais específicos, que envolvam as atividades e rotinas, podem ser transmitidos através de treinamentos online.

Treinamentos no Onboarding remoto

A qualidade dos treinamentos definirá a qualidade das entregas do novo colaborador. É justamente por isso que não apenas a estrutura, mas também a ordem e seleção dos conteúdos, devem ser feitos com cuidado.

É importante prestar atenção sobre qual tipo de conteúdo será permitido acesso nos primeiros momentos.

Rotinas de trabalho no Onboarding remoto

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é garantir não apenas a disciplina mas, também, sentimentos de insegurança e solidão são comuns nas rotinas à distância. Para garantir que estas questões não afetem as entregas, é importante que os líderes se atentem a:

· estabelecer horários e compromissos diários, determinando ou sugerindo rotinas de atividades

· incentivar colaboradores a fazer exercícios e manter uma boa alimentação

· fazer uso de reuniões online recorrentes para acompanhamento das atividades

Além disso, é importante oferecer e solicitar Feedbacks. Assim você consegue monitorar quais as lacunas de aprendizado e inseguranças dos novos colaboradores, melhorando os processos de Onboarding, além de criar uma aproximação com esse colaborador e fazer com que ele sinta que pode opinar e trazer sugestões de forma livre, seja para a área ou para a empresa como um todo

A importância de uma plataforma de Onboarding Digital

Para garantir o sucesso de um bom Onboarding remoto, é necessária uma ótima plataforma de Onboarding Digital. Através dela você garante:

· meios de comunicação seguros e práticos entre os colaboradores

· grau de satisfação mensurado pelos dos profissionais da empresa

· pesquisas e relatórios de desempenho· consegue desenvolver uma boa Employer Experience

A Hrestart é uma empresa que pertence ao Grupo Worc e oferece uma plataforma completa de Onboarding. Totalmente digital, nossa plataforma automatiza vários processos, acompanha indicadores na jornada do colaborador dentro da empresa e oferece integração com suas folhas de pagamento. Você pode contratar a solução de Onboarding para a sua empresa, além de contar com outros diversos produtos com uma Solução 360º para o seu RH - desde o recrutamento até o desligamento do seu colaborador.

Quer saber mais? Vamos bater um papo

AGENDE UM BATE PAPO COM NOSSA EQUIPE

Gustavo Sorrentino
Copywriter