O começo do mês é sempre o momento mais corrido para os profissionais da área de RH ou empreendedores de Bares e Restaurantes. Isso porque existem diversas tarefas que só podem acontecer com o fechamento do mês anterior. Entre elas, uma se destaca: registro da jornada de trabalho.
O controle da jornada de trabalho dos colaboradores não é tarefa para deixar de lado. Exigido por lei, também tem papel importante ao medir resultados e gargalos da sua empresa ou estabelecimento.
Continue lendo para saber tudo sobre o que é, quais são os tipos e a importância do registro da jornada de trabalho.
Primeiro precisamos entender o que é uma jornada de trabalho. De forma resumida, a jornada de trabalho é o tempo que o colaborador dedica para prestar serviços à empresa que o contratou. No Brasil, essa jornada tende a durar em média oito horas diárias.
Essa jornada envolve interrupções. Seus colaboradores não ficam o dia inteiro na empresa. Pelo menos não trabalhando. Ou, ao menos, não deveriam.
Estamos falando horário de almoço, saídas antecipadas, atrasados e o horário que seus funcionários saem da empresa para o merecido descanso. Eles também podem, por uma necessidade pontual, ter que ficar até mais tarde no trabalho. Quem nunca?
Todas essas informações acima precisam – e devem, de acordo com a lei – serem registradas
Comentamos sobre a importância do registro da jornada de trabalho para que o seu Bar ou Restaurante fique de acordo com a lei. Mas será que cumprir a legislação é a única coisa que interessa?
Segue agora algumas das vantagens que o seu estabelecimento consegue quando consegue ser bem preciso e eficiente ao registrar a jornada de trabalho dos seus funcionários:
Mas você sabia que alguns profissionais não precisam de registro? Continue lendo que eu te conto quais!
Os registros da jornada de trabalho são necessários como provas em caso de uma ação trabalhista. Seja a favor do colaborador ou da organização. Os únicos casos em que a lei não exige o registro da jornada de trabalho são:
De acordo com a CLT (Lei 13.874/2019 § 2º do art. 74 da CLT), toda empresa com mais de 20 colaboradores precisa manter registros da jornada de trabalho. Mas você já se perguntou quais os tipos de registro de jornada que existem disponíveis hoje? Continue lendo e descubra quais são!
Tipos de registro de jornada
De acordo com a CLT, existem três tipos de controles para registro da jornada de trabalho:
Mesmo que não seja obrigatório por lei, o ideal é fazer uso de um ponto eletrônico ou do ponto alternativo para o registro da jornada, pela confiabilidade e precisão desses sistemas.
Antes de escolher, pesquise bastante ou procure quem conhece do assunto!
O monitoramento dos registros da otimiza vários outros aspectos da sua rotina como empreendedor ou profissional de RH, como com o cálculo na folha de pagamento, monitoramento do absenteísmo e escalas de trabalho.
Por isso, a eficiência no registro da jornada fará com que sua empresa alcance maiores resultados e melhore o clima organizacional. Faça bastante pesquisas antes de escolher seu sistema ou procure o apoio de alguém que entende.
Nós da Worc podemos te ajudar neste desafio. Além de te ajudar no recrutamento e seleção de candidatos, nossa plataforma também tem uma central de ponto eletrônico, que permite que você crie e edite as escalas de trabalho dos seus colaboradores, gerencie a frequência da sua equipe e emita relatórios de frequência dos seus funcionários. Legal, né?
Clique no botão abaixo, agende um bate papo com um de nossos consultores e descubra como a Worc pode ajudar o seu negócio!