Nós sabemos que nem todos os estabelecimentos tem uma área de RH e, por isso, fica a cargo do próprio dono da empresa ou do chef a responsabilidade de fazer o Recrutamento e Seleção de novos funcionários. O problema é que, pela falta de experiência com esse tipo de atividade, você pode acabar se atrapalhando durante o processo e pior: admitir a pessoa errada para fazer parte da sua equipe!
Mas não se preocupe! Nós vamos te mostrar tudo que você precisa saber para fazer um processo de Recrutamento e Seleção redondo e sem gargalos! Vamos lá?
O recrutamento é a forma de atrair candidatos para vagas disponíveis no seu estabelecimento. Por isso, é importante divulgar essa vaga nos meios de comunicação de maneira assertiva. Essa divulgação pode ser feita através das redes sociais da sua empresa, inscrições através no site, por indicação e, na forma mais assertiva de todas, através de uma plataforma digital de recrutamento e seleção. A Worc é a maior plataforma de empregabilidade para Bares e Restaurantes da América Latina e pode te ajudar (e muito) a recrutar e selecionar os melhores profissionais do ramo de foodservice!
O processo de recrutamento pode ser dividido em três tipos:
A seleção é o processo em que será escolhido o candidato adequado de acordo com o perfil do cargo. Para você saber o perfil deste cargo, é importante você definir as competências de cada cargo com objetividade. Leve em conta três fatores para mapear as competências:
Então considere tirar um tempinho do seu dia para listar quais competências são indispensáveis para que um novo colaborador venha fazer parte da sua equipe!
A primeira etapa do processo de seleção é fazer uma análise do momento da empresa e o que ela está precisando em termos de equipe para atender a demanda. Através desse mapeamento você conseguirá ter maior clareza na hora de elaborar um anúncio de vagas atrativo e certeiro.
Quando for criar seu anúncio de vaga, tenha em mente que algumas informações são cruciais para atrair profissionais qualificados, são elas:
O processo de Recrutamento e Seleção pode ser dividido em etapas:
É nesta etapa que você irá analisar e decidir quais pessoas vão participar do processo seletivo para a vaga que você está oferecendo. As vantagens que a análise de currículo trás para o seu Recrutamento e Seleção são muitas, já que acelera o processo, reduz seus custos e, principalmente, ajuda você a fazer contratações mais eficientes.
Os testes podem ser aplicados ou não, dependendo da vaga. Eles servem para te ajudar a avaliar e observar vários aspectos do candidato, tanto emocionais, quanto técnicos. Quando se trata da avaliação emocional, você pode perceber como o candidato lida com o nervosismo em momentos de pressão, por exemplo. Já com o lado técnico, você pode avaliar aplicando um teste com perguntas que te ajudem a conferir as habilidades e competências do candidato para a vaga em questão.
É a etapa mais importante no processo de Recrutamento e Seleção, afinal é nela em que você pode conhecer melhor cada candidato que se inscreveu para o processo seletivo. Aproveite esse momento para se aprofundar mais nas características comportamentais e técnicas do entrevistado.
Agora que você já aprendeu como conduzir um processo de Recrutamento e Seleção, vamos te explicar um pouco sobre o que você precisa saber para fazer um bom processo seletivo para o seu estabelecimento!
Em primeiro lugar, considere a geolocalização. As vantagens de contratar um funcionário que more perto do estabelecimento são inúmeras. Ele chegará ao trabalho bem mais disposto e descansado, performando melhor, e tem mais chances de estar disponível caso tenha a necessidade de fazer hora extra em dias cujo fluxo do restaurante é grande.
Além disso, tenha em mente o tempo de experiência. Existem dois cenários possíveis: você pode estar querendo contratar alguém sem muita experiência, a fim de construir sua cultura e garantir que tenha fit com o negócio, ou pode estar em um momento de emergência cujo foco é contratar alguém com uma boa experiência na área, já que não haverá tempo de capacitação e treinamento.
Por fim, saiba qual o perfil do candidato que você deseja para seu negócio. O mais adequado para o presente momento é a contratação de CLT, freelancer ou CLT intermitente? Será que não vale a pena, em dias estratégicos, encaixar uma mão de obra freelancer ou CLT intermitente?
Esperamos que essas dicas te ajudem na hora de estruturar o processo de Recrutamento e Seleção do seu Bar ou Restaurante. Mas para melhorar ainda mais a atração de candidatos para o seu estabelecimento, já considerou se aprofundar nas soluções Worc?
Somos uma plataforma de empregabilidade focada em empresas do foodservice e, com a nossa plataforma, você terá uma Página de Carreiras exclusiva com as informações do seu estabelecimento para compartilhar onde quiser. Não importa em qual canal você decida fazer a divulgação da vaga: seja via redes sociais, indicação ou através do site da marca, todo o processo de contratação será redirecionado para a plataforma da Worc, tornando o mesmo mais organizado e padronizado. Mas além de te apoiar na atração, nós temos soluções de Admissão Digital, Ponto Eletrônico, Universidade Corporativa e muito mais! Se quiser saber mais sobre a Worc clique no botão abaixo: